top of page

R.I.P Planeta Terra


Aqui jaz o mundo! Boatos que seu enterro foi feito antes do almoço, mas eu mesmo só recebi a ligação agora. Não faço ideia se comemoro pelo seu fim, ou começo chorar pelos posts fúnebres e de esperança - dos internautas vazios de significado pra mim - que estão por vir. Me pergunto quando foi que essa imensa e obesa esfera começou a adoecer. Eu poderia falar de questões ambientais que aprendemos desde o ensino básico, mas são as questões humanas que eu desconfio que tenha feito a Terra “ganhar” seu diagnóstico de depressão com tendências suicidas. A inevitabilidade de possuir as coisas mais insignificantes da vida foi o que nos trouxe até aqui. E quando digo dessas “coisas”, me refiro ao próprio ser humano, que possui o outro por meio da desculpa de hierarquização empresarial, por exemplo. Faça uma pesquisa rápida e descubra que o ponto de paz da maioria está relacionado em dançar sapateado – com os sapatos sujos – em cima da cabeça das pessoas. “As coisas que você possui acabam possuindo você”, já dizia o filme Clube da luta. Cargos de alto nível, carros, móveis, vícios, pessoas... É, talvez o último soar da trombeta seja melhor! Vou me preparar e esperar sentado na porta de casa, de preferência com uma caixa de bis e ouvindo as músicas do Gabe.

Crônica publicada na 5ª edição do Jornal JÁ - Maio de 2016.

Postagens recentes

bottom of page