top of page

Relógios inteligentes estabelecem um novo formato para notícias: o "jornalismo de olhada"


É preciso pensar em um jornalismo de notificações, para noticiar nos relógios inteligentes. O título passa a ser o conteúdo, desse modo, deve ser pensado com mais detalhe, pois o objetivo é atrair a atenção do usuário para acessar a notícia completa no smartphone. Em março deste ano, o JG (Jornal de Gramado) divulgou uma matéria informando que nos negócios de notícia, a tendência está sendo chamada de jornalismo de olhar ou jornalismo de olhada.

Mario Garcia, analista e membro do Instituto Poynter para Estudos de Mídia, afirma que o público esta se adaptando cada vez mais em consumir micro-notícias. "Estamos prestes a entrar na era do jornalismo de olhar. É mais difícil tirar um iPhone do bolso ou de uma bolsa em meio à confusão, do que dar uma olhada para o relógio. Por isso, prevejo que daremos muitas olhadas, leremos as chamadas sedutoras que nos farão decidir se queremos continuar ou não a leitura", disse.

De acordo com Robert Hernandez, professor de jornalismo móvel na Universidade do Sul da Califórnia, os relógios inteligentes serão uma nova oportunidade das redações, de se tornar parte do corpo de uma pessoa.

Desde que a Apple, lançou o primeiro relógio inteligente, o Pebble, em janeiro de 2013, empresas de tecnologia como Samsung, LG, Sony, Motorola, Asus e Apple, concorrem no mercado com lançamento dos mais variados modelos. Equipados com sistemas operacionais como Linux, Android, Android Wear e Tizen os relógios inteligentes são uma tecnologia vestível que se comunica com os smartphones, por meio de conexão Bluetooth.

Com o gadget é possível ler e enviar e-mails e mensagens de texto, realizar e receber ligações. Alguns relógios possuem câmeras que fotografam e gravam vídeos curtos. Para configurar o dispositivo, o usuário pode baixar um aplicativo no smartphone e por meio dele gerenciar e baixar outros aplicativos para o relógio.

Recentemente, a Asus anunciou um relógio inteligente com bateria que dura até dez dias. Relógios concorrentes como o Motorola Moto 360 e o Samsung Gear S suportam, em média, um dia de uso moderado, de acordo com testes realizados no INFOlab, laboratório de testes da revista especializada em tecnologia Info. O gadget anunciado pela Asus é o VivoWatch, mas alguns detalhes ainda são mantidos em sigilo. O smartwatch tem proteção contra a entrada de água e de acordo com o fabricante pode ser mergulhado a 1 metro de profundidade por 30 minutos sem ter o funcionamento comprometido.

Na última semana do mês de março, a Apple apresentou a versão do seu relógio inteligente, o Apple Watch. O gadget consegue identificar o número de passos e informações de exercícios físicos. O relógio da marca da maça também mede os batimentos cardíacos e monitora diariamente o comportamento do usuário, dando até dicas de que ele deve se exercitar após ficar muito tempo parado. O dispositivo consegue identificar as necessidades do usuário, como por exemplo, se o cartão de embarque do seu vôo estiver no Google Now, ele vai mostrá-lo assim que você chegar dentro do aeroporto.

Os gadgets possuem tamanhos, estilos e pulseiras diferentes. O preço varia entre US$ 349 e US$ 10 mil para a edição em ouro do produto. Com a nova versão é possível se informar sobre trânsito e localização, comunicar-se com contatos, controlar música, emitir comandos de voz, acessar dados de vôos, configurar alarmes e o calendário, receber notificações, ver a previsão do tempo, entre outros recursos.

A previsão de consumo de relógios inteligentes da Apple para 2015 era de 17 milhões. O analista sênior da FBR Capital Markets, Daniel Ives, elevou sua estimativa para 20 milhões, baseado em parte nos pedidos online. A Apple disse que alguns consumidores vão obter os relógios mais rápido que o prometido. "Nosso time está trabalhando para atender os pedidos o mais rápido possível baseando-se na oferta disponível e na ordem com que foram recebidos", disse a Apple em comunicado nesta quarta-feira.

Reportagem publicada na 1ª edição do Jornal JÁ - Maio de 2015.

Postagens recentes

bottom of page