top of page

Prefeitura abre licitação para construção de centro de acolhimento de animais


Faz tempo que os moradores de Alto Araguaia solicitam a criação de um centro para o acolhimento dos animais que andam soltos pela cidade. A necessidade da implantação de um local como este é urgente uma vez que a quantidade de animais abandonados só aumenta no município. A solução para esse problema começa a ganhar forma, uma vez que a prefeitura do município iniciou um processo de licitação para a construção do Centro de Tratamento para Animais (CETRA).

O local será responsável pelo acolhimento, monitoramento e tratamento de animais abandonados e que sofrem maus tratos. O CETRA será construído ao lado do Estágio Antônio Afonso de Melo, mais conhecido como “Bilinão”. Com 176,7 metros quadrados e orçado em aproximadamente R$ 180 mil, o centro contará com consultório veterinário, sala de vacinação, sala cirúrgica, canil individual e coletivo. Neste local, animais silvestres e domésticos abandonados poderão receber o tratamento adequado. O centro de tratamento também realizará cirurgias de castração.

Após o tratamento veterinário, os animais serão colocados para adoção como explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Jeferson Luiz Berigo, “Nosso objetivo é de recuperá-los e destiná-los para adoção, que é um processo simples e rápido. Basta a pessoa interessada vir até a secretaria e assinar um termo”.

A dona de casa, Maria das Dores Ferreira, 55 anos, acredita que é necessário a criação de um local como este. Principalmente porque muitos animais de rua podem estar doentes e com isso podem transmitir doenças se tiverem contato com adultos e crianças. “Eu moro na Vila Aeroporto e não é só os humanos que precisam de cuidados médicos, os animais também”, comenta Maria das Dores.

É a mesma opinião da lojista, Luciana Naves, de 57 anos, que mora no centro. “O CETRA vai tirar grande parte desses animais e cuidar deles para que não fiquem sofrendo na rua com alguma doença. Pelo menos estarão tratados”, conclui.

A estudante Ana Clara de Souza da Costa Pinto, 19 anos, elogia a criação do CETRA e os tratamentos que serão oferecidos no local. Para ela “os tratamentos que serão feitos nesse centro ajudarão no controle dos animais de rua e inclusive, deixar a cidade mais limpa”.

Casos como os animais andando pela cidade, em sua maioria, cães e gatos abandonados tem se tornado cada vez mais freqüente em cidades de pequeno, médio e grande porte. A maioria desses animais sofre com algum tipo de mau-trato, ferindo diretamente a lei 9.605 de 1998, art. 32 (Lei de Crimes Ambientas) e o Código Penal, art. 164.

“É considerado maus-tratos quando os animais sofrem abandono, mutilação, envenenamento, ficarem presos por correntes e cordas muito curtas, mutilação, presos em local que é incompatível com o tamanho do animal, agressão física e etc”

Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer animal no município, a denúncia deve ser feita diretamente na secretaria municipal de Meio Ambiente de Alto Araguaia, por meio do telefone (66) 3481-2639.

Reportagem publicada na 5ª edição do Jornal JÁ - Maio de 2016.

Postagens recentes

bottom of page